Cerca 10 mil quelônios são soltos em Afuá, no arquipélago do Marajó
06/04/2025
(Foto: Reprodução) A iniciativa é desenvolvida há 42 anos e conta com o engajamento ativo das comunidades locais. Cerca 10 mil quelônios são soltos em Afuá, no Arquipélago do Marajó
Agência Pará
A Ilha do Camaleão, em Afuá, no Arquipélago do Marajó, foi cenário de mais uma ação de preservação ambiental: a soltura de 10 mil quelônios que marcou o encerramento do ciclo anual do Programa Quelônios da Amazônia (PQA). A iniciativa, coordenada pelo Ibama e desenvolvida há 42 anos, conta com o engajamento das comunidades locais. O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) também participou da atividade.
Segundo a chefe da Divisão Técnica do Ibama, Márcia Bueno, nesta temporada cerca de 170 mil filhotes foram soltos, respeitando o ciclo natural de nascimento das espécies.
“A soltura de hoje simboliza o fechamento de um ciclo muito importante, totalizando aproximadamente 180 mil filhotes devolvidos à natureza. Esse trabalho só é possível graças ao envolvimento da comunidade local, que há mais de quatro décadas abraça esse projeto com dedicação e responsabilidade”, destacou Márcia.
A ação reforça o compromisso coletivo entre instituições e comunidades pela proteção da biodiversidade amazônica, com foco na educação ambiental e na valorização do conhecimento tradicional.
✅Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Confira outras notícias do estado no g1 PA